Seção: Autoria Feminina na História Literária do Pará

Eunice Ferreira dos Santos

Escritoras Paraenses e Tradição de Leituras: apontamentos para reflexão poética

Pesquisas sobre os percursos literários de escritoras paraenses, realizadas no âmbito do GEPEM, evidenciam a existência de um potencial acervo autoral publicado em livros e periódicos, tanto em nível local quanto nacional. Acerca dessa expressiva produção, entretanto, há escassos registros na história literária do Pará—o que, de certa forma, tem dificultado estudos sobre esse legado cultural e a circulação das obras nos espaços de formação de leitores/as, sobretudo, nas instâncias universitária e escolar.

Essa posição ”periférica” a que o discurso universitário e escolar - amparado em padrões estéticos culturalmente institucionalizados -relegou a produção literária das mulheres paraenses tem provocado um contradiscurso das pesquisadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero (GEPEM), questionando os parâmetros seletivos que colocam no anonimato essa obra.

É nesta constatação que se fundamentam a finalidade e os objetivos da seção Autoria Feminina na História Literária do Pará, pretendendo ser um espaço de divulgação, interlocução e formulação de saberes sobre a singularidade dessa escritura no contexto amazônico. Nesse sentido, em cada edição do Iaras serão incluídas referências ao perfil intelectual, à poesia e à prosa ficcional  de três escritoras, dentre as catalogadas no acervo da CASAEPA/GEPEM*.

Escritoras Paraenses: perfil de vida e obra

Celeste Magno Camarão Proença

Nasceu em 23 de junho de 1922, (Belém/PA). É poeta, contista e graduada em Letras. Publicou vários livros de poemas, entre eles: Louvações ao Mosqueiro e outros Escritos; Enquanto o Soninho não Vem;  Escorregando no Tempo; É Tempo de Saudade. Participou de inúmeras antologias poéticas. Faz parte de sociedades literárias, como a União Brasileira de Escritores e a Associação Paraense de Escritores (APE). Foi premiada em vários certames literários. Recentemente, participou do I Colóquio Literário: Escritoras Paraenses em Prosa e Verso (GEPEM/UFPA).

Sobre a poética de Celeste Proença, diz a escritora paraense Adalcinda Camarão:“ A linguagem da poesia de Celeste é muitas vezes realista e nasce dessa necessidade de desabafar própria dos espíritos lúcidos, que se ocupam da condição humana através da linguagem. E essa linguagem, apela, sobretudo, para o amor do mundo. Seu livro sugere  profundo amor humano.”

Maria Roseli Sousa Santos

É poeta, arte educadora, artista plástica, graduada em Filosofia e Pedagogia, mestra em Educação e Saberes Culturais (UEPA) e professora universitária. Atuou como coordenadora  da  equipe técnica de Arte Educação/SEMEC. Desde 1985, tem participado e obtido destacadas premiações em concursos literários nacionais, com textos publicados em várias coletâneas, entre as quais: Brasil Crisális (1984); Trovas sobre Mar (1986); Murmuré: poetas e escritores do Pará (1989); Introdução à Literatura Paraense (1995); Livro da Malta (1999); Poesia do Grão Pará: antologia poética (2001).

Poesia e Realidade, publicado em 1990, é o primeiro livro de Roseli Sousa. Contém 50 poemas de crítica social, em tom irônico e filosófico, cujo foco é o cotidiano e a luta das pessoas ante a realidade circundante.

Síglia Maria de Oliveira Santos

Nasceu em Belém do Pará. É poeta e graduada em Matemática e Química. O primeiro livro foi lançado em maio de 2002, simultaneamente em Belém e São Paulo. E o segundo em Belém/ novembro de 2003. Entre a produção literária da escritora, contabiliza-se: Minhas Poesias Reais e Virtuais (2 volumes);   O Voo da Poetisa( 2005).

Voo da Poetisa contém 161 poemas e se caracteriza por uma escritura marcada por vivências pessoais e por uma herança cultural lírico-metafísica, incluindo-se em uma especificidade de poesia tendente ao etéreo, à sintonia com o cosmos. A linguagem é metaforicamente ligada ao universo do amor e da vida: família, corpo, afetividade.

Eunice Ferreira dos Santos é Vice-Coordenadora do GEPEM e Doutora em Letras, área de concentração Literatura Comparada.

Para acesso ao acervo, contatar: (91) 3201-8215; 3228-3924; 8158-7129 ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.