Semana da Mulher Conta com Exibição de Filmes e Debates

Fonte: www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.
Texto: Cristina Trindade - Assessoria de Comunicação do IFCH/UFPA (publicado em 7/março/2012).
Foto: Karol Khaled.

Com o tema “Mulheres Amazônidas: imagens, cenários e histórias”, a semana da Mulher, na Universidade Federal do Pará prossegue até a próxima sexta-feira, 9, e está repleta de atrações, com exibição de filmes, debates e lançamentos. Nesta terça-feira, 6, a exibição do filme espanhol Pelos meus olhos antecedeu o debate sobre violência doméstica, com a participação das psicólogas e pesquisadoras Vera Lúcia Lima e Adelma Pimentel.

O filme retrata a relação do casal Pilar e Antônio, marcada pela violência, que, segundo estatísticas no Brasil e no mundo, atinge todas as classes sociais, independentes de nível de instrução e cultura. “Assim como no filme a realidade nos mostra as fases desse ciclo de violência que é física e psicológica, começando com agressões verbais, o espancamento, a tentativa de reconciliação e muitas vezes atinge o grau máximo com a morte da mulher”, disse a professora doutora Vera Lucia Azevedo Lima, do Instituto de Ciências da Saúde, que se dedicou ao tema para a construção de sua tese de doutorado.

A psicóloga Adelma Pimentel, pesquisadora da faculdade de Psicologia teceu comentários sobre conceitos usados quando se discute o tema. Para ela, vocábulos como “doméstica” e “privada” reforçam a tese dos segredos familiares nas relações conjugais e contribui para o aumento da violência porque inibe a denúncia. “Algumas expressões usadas pelos personagens no filme mostram que muitos não querem quebrar a instituição família embora muitas estejam adoecidas pela violência e sendo construídas em cima de relações não saudáveis” disse.

O debate também contou com a participação da representação estudantil da UFPA e representantes da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas que coordena a programação do Dia Internacional da Mulher juntamente com o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Gênero Eneida de Moraes (GEPEM). Nesta quarta-feira, dia 7, às 14h, será exibido o filme Ribeirinhos do Asfalto da cineasta paraense Jorane Castro.

PROGRAMAÇÃO:

5 a 7/3/2012

Cine-Gênero: exibição e debates

Uma Mãe em Apuros (Motherhood, EUA,2009,90min.) – Diretora e roteirista: Katherine Dieckmann, com: Uma Thurman, Anthony Edwards,Minnie Driver.

Pelos Meus Olhos (Te doy mis ojos,2003, Espanha, 109 min.), de Iciar Bollain.

Ribeirinhos do Asfalto (Pará, 2011, 25min.), de Jorane Castro.

08/03/2012

MANHÃ

Abertura:

Apresentação do Coral Flor de Lótus da

PROGEP/DSQV - Regente: Profa. Dione Santos

SEMINÁRIO TEMÁTICO

Hora : 9h30

Local : Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Campus do Guamá/UFPA

Debate - Mulher e Gênero: Conhecimento e Ação Política

O tema remete à reflexão sobre uma forte relação que permeia a vida universitária, entre a academia e o ativismo nas frentes em quais  é possível aplicar o saber aprendido para melhoria da qualidade de vida entre os gêneros.

Expositoras:

• Profa. Denise Machado Cardoso – PPGCS/ GEPEM
  • Profa. Luanna Tomaz -ICJ e GEPEM
  • Representante da PROGEP
  • Representante Discente na UFPA
  • Coordenadora: Luzia Álvares -FCS / GEPEM

TARDE

LANÇAMENTO DE LIVRO

Hora : 18:00 h

Local: Cinema Olympia (hall)

"Mulheres Amazônidas: imagens-cenários- histórias”.

Organizado pelas Professoras Maria Angelica Motta- Maués; Maria Luzia Miranda Álvares e Eunice  Ferreira dos Santos (Editora GEPEM).

O lançamento do livro demonstra o estado da arte no meio amazônico em que as relações de gênero são o estudo focal de várias temáticas problematizadas pelos/as pesquisadores/as com o olhar comprometido nas evidências do protagonismo das mulheres.

Exibição do filme "Preciosa -Uma História de Esperança" (EUA, 2009), direção de Lee Daniels.

(Parceria com a ACCPA e a FUMBEL).