N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Grupo de Pesquisa da UFPA Lança Livro sobre Mulheres da Amazônia

Fonte: www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.
Texto: Cristina Trindade - Assessoria de Comunicação do IFCH/UFPA (publicado em 7/março/2012).
Foto: Julize Garcia.

Mulheres Amazônidas: imagens-cenários-histórias. Esta é a publicação do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero (Gepem) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a qual será lançada nesta quinta-feira, 8, marcando o encerramento da programação que comemora o Dia Internacional da Mulher, promovida pelo Gepem, em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) da UFPA. O lançamento ocorre às 18h, no hall do Cine Olympia, em Belém.

O livro reúne textos das cinco linhas de pesquisa que materializam os objetivos do Gepem: “Mulher e Participação Política”, “Mulher, Relações de Trabalho, Meio Ambiente e Desenvolvimento”, “Gênero, Identidade e Cultura”, “Gênero, Arte/Comunicação, Literatura e Educação” e “Gênero, Saúde e Violência”. São estudos desenvolvidos ao longo dos 16 anos de existência do Grupo.

A publicação foi editada com o objetivo de evidenciar o estado da arte, no meio amazônico, dos estudos de várias temáticas problematizadas pelos pesquisadores, com o olhar comprometido com as questões de gênero e com as evidências do protagonismo das mulheres. Os artigos, que compõem o livro, foram avaliados e selecionados pela comissão científica do Gepem. A obra foi organizada pelas pesquisadoras Maria Angélica Motta Maués, Maria Luzia Miranda Álvares e Eunice Ferreira dos Santos.

Iaras - Já está disponível a mais nova edição do Jornal Iaras, publicação do Gepem. O jornal foi criado nos anos 90 e circulou no formato impresso, entre os anos de 1995 e 1998, com uma linha editorial voltada para a divulgação cultural e científica das questões sobre mulher e gênero.

A retomada da publicação, agora somente no formato online, terá periodicidade bimensal e abordará noticiário sobre lançamentos de livros, entrevistas com pesquisadores, artigos, além de informações diversas sobre o desenvolvimento de novos estudos desenvolvidos pelo Gepem e instituições parceiras.

A edição atual, referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2012, traz uma homenagem póstuma à Maria Cristina Aranha Bruschini ou Cristina Bruschini, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e autora de uma inestimável obra sobre estudos de gênero, atuando, principalmente, nos seguintes temas: famílias urbanas, cotidiano familiar, estilos de vida, camadas médias, análise qualitativa e divisão sexual do trabalho.