Seção: Autoria Feminina na História Literária do Pará

Eunice Ferreira dos Santos

Perfis de Escritoras Paraenses (VII)

Pesquisas sobre os percursos literários de escritoras paraenses, realizadas no âmbito do GEPEM, evidenciam a existência de um potencial acervo autoral publicado em livros e periódicos, tanto em nível local quanto nacional. Acerca dessa expressiva produção, entretanto, há escassos registros na história literária do Pará—o que, de certa forma, tem dificultado estudos sobre esse legado cultural e a circulação das obras nos espaços de formação de leitores/as, sobretudo, nas instâncias universitária e escolar.

É nesta constatação que se fundamentam a finalidade e os objetivos da seção Autoria Feminina na História Literária do Pará, pretendendo ser um espaço de divulgação, interlocução e formulação de saberes sobre a singularidade dessa escritura no contexto amazônico. Nesse sentido, em cada edição do Iaras serão incluídas referências ao perfil intelectual, à poesia e à prosa ficcional de escritoras paraenses catalogadas no Projeto Cultural Casa da Escritora Paraense(CASAEPA/GEPEM)*.

Maria Izabel de Oliveira Benone

Nasceu em Belém do Pará. Poeta, cronista, musicista, poliglota e juíza. Publicou os livros de poemas “Meus amores perdidos” e “Divagações em sol maior”. Atuou como colunista do jornal “O Diário do Pará". Membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do BrasilAJEB-Pará); da Academia Paraense de Letras Jurídicas; do Instituto do Direito Comparado Luso-Brasileiro; da Academia Anapolitana de Filosofia, Ciências e Letras; da Academia Goianense de Letras; da Associação Internacional de Direito Penal-França.

Maria Lúcia Gomes dos Santos

Nasceu em Belém do Pará. Graduada em Ciências Jurídicas. Cronista e poeta. Membro da Associação Paraense de Escritores-APE e da Associação de Jornalistas e Escritoras do BrasilAJEB/Pará. Foi laureada com menção honrosa no VII Concurso Nacional de Poesia; no 1º. Concurso Literário FUNTELPA- rádio Cultura do Pará; e no 1º. Concurso Nacional/Internacional de Poesia. Recebeu a Medalha de Mérito“ Francisco Caldeira Castelo Branco”. Atuou como VicePresidência da Academia de Letras Jurídicas e foi diretora da Escola Superior de Magistratura.

Marina Alves Ramos

Nasceu em Belém do Pará, em 9 de fevereiro de 1919. Poeta e romancista. É autora de quatro livros: os romances Elisa Flor do Sertão; Duas Vilas e Dois Destinos ; e Naiara , Um Mistério de Mulher . O quarto livro intitulado Por Quem Meus Olhos Choram é composto de prosa e verso.

Eunice Ferreira dos Santos é pesquisadora do GEPEM e Doutora em Letras. Para acesso ao acervo, contatar: (91) 3201-8215 ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.