Informes: Edição 19 - Novembro/Dezembro

O Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de GêneroGEPEM/UFPA, a partir de 2015, implementará pesquisa sobre “Efetividade e Superação dos Entraves na Articulação dos Serviços de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar no Estado do Pará -2007-2014”, com objetivo de identificar de que forma os governos de Ana Julia Carepa (2007-2010) e Simão Jatene (2011-2014) incrementaram os recursos estaduais e federais para otimização de ações que mudem efetivamente a situação precária desses serviços.

Sobre a presença do GEPEM no âmbito acadêmico e na sociedade, acessar o link Edição Histórica (www.jornaliaras.ufpa.br).

A 6ª. edição da revista Científica Gênero na Amazônia, a circular em fevereiro, traz abordagens sobre (homo)sexualidades e expressões de gênero em nove artigos escritos por jovens antropólogos.

Nos dias 10 e 11/12/2014, aconteceu o II Seminário de Saúde Sexual e Reprodutiva, Pesquisa em Gênero, Relações Raciais & Masculinidades. O evento foi promovido pelo Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (NUFEN/UFPA), coordenado pela Dra. Adelma Pimentel. A iniciativa teve o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes (GEPEM), vinculado ao IFCH. A programação abrangeu quatro mesas-redondas sobre estudos e intervenções na área de Saúde, Gênero e Relações Raciais.

Em circulação, o livro Dimensões Sociais da Saúde na Psicologia Clínica, organizado por Adelma Pimentel(NUFEN/GEPEM/UFPA) e Vítor Franco (Universidade de Évora). A obra reúne narrativas das realidades brasileira e portuguesa, abordando: saúde sexual e reprodutiva; relações raciais e inclusão social; relações sociais e intervenção psicológica.

Em coautoria com os bolsistas Márcia Endo, Taritha Cristina Silva e Warlington Lobo, as pesquisadoras do Gepem Maria Luzia Álvares e Adelma Pimentel publicaram o artigo Programas de Pré-Natal e Planejamento Familiar na Atenção Básica da UBS-Marco , no livro Dimensões Sociais da Saúde na Psicologia Clínica.

A Professora Maria Luzia Álvares ministrou a oficina Cinema e Linguagem; um olhar sobre gênero, como parte da programação do I Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica. O evento foi inspirado no filme “A velha dama indigna”( La vieille dame Indigne, França, 1965, 94 min.).

Na Seção Autoria Feminina na História Literária do Pará, assinada por Eunice Santos, pode ser visualizado o perfil literário das escritoras paraenses Maria Izabel de Oliveira Benone, Maria Lúcia Gomes dos Santos e Marina Alves Ramos.

Em circulação, pela Editora Boitempo, 2014, Feminismo e Política, de autoria de Luis Felipe Miguel e Flávia Biroli. No livro, são apresentadas as contribuições feministas para o debate na teoria política, privilegiando as discussões surgidas a partir de 1980.

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Dra. Wilma Baía, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações de Gênero (Gera), proferiu palestra sobre as lutas pela visibilidade e afirmação da negritude.

A Associação da Consciência Negra – Quilombo de Castanhal/PA(ASCONQ), em alusão ao Dia da Consciência Negra, promoveu Oficina de Estética Afro e Cine Debate sobre a "Visibilidade Social da Mulher Negra", sendo debatedora a Profa. Janete Oliveira, gestora escolar e representante do movimento negro em Castanhal/PA.

LINKS:

• Associação de Estudos Universitários da Mulher(AUDEM/Espanha).
  • Portal de literatura afro-brasileira
    www.letras.ufmg.br/literato