Bibliografia: Edição 18 - setembro/outubro

JORNAL Iaras. Disponível em www.jornaliaras.ufpa.br

REVISTA Gênero na Amazônia.  Disponível em www.generonaamazonia.ufpa.br

IMPRESSAS

A MULHER Existe? / organização, Maria Luzia Álvares; Maria Ângela D’incao. Belém: GEPEM, 1995.

CINEMA Olympia: cem anos da história social de Belém (1912-2012) / organização, Pedro Veriano Direito Álvares, Maria Luzia Miranda Álvares. Belém: GEPEM, 2012.

DESAFIOS de Identidade: espaço-tempo de mulher /organização, Maria Luzia Álvares; Eunice Ferreira dos Santos. Belém: GEPEM, 1997.

MULHERES  Amazônidas: imagens - cenários - histórias / organizadoras   Maria Angelica Motta-Maués, Maria Luzia Miranda Álvares, Eunice Ferreira dos Santos. Belém: GEPEM, 2011(Coleção Mulheres e Gênero na Amazônia, v.3).

MULHERES e Gênero: as faces da diversidade / organizadoras Maria Luzia Miranda Álvares, Eunice Ferreira dos Santos, Cristina Donza Cancela. Belém: GEPEM, 2010 (Coleção Mulheres e Gênero na Amazônia, v. 1).

MULHER e Modernidade na Amazônia (Volume 1 ) / organização, Maria Luzia Álvares; Maria Ângela D’incao; Eunice Ferreira dos Santos. Belém: GEPEM, 1997.

MULHER e Modernidade na Amazônia (Volume 2 ) / organização, Maria Luzia Álvares; Maria Ângela D’incao; Eunice Ferreira dos Santos. Belém: GEPEM, 2001.

OLHARES & Diversidades: os estudos de gênero no norte e nordeste /organização Maria Luzia Álvares.; Eunice Ferreira dos Santos. Belém: GEPEM, 1999.

SANTOS, Eunice Ferreira dos. Eneida: memória e militância política. Belém/PA: GEPEM, 2009.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ONLINE

AMBIGUA: Revista de Investigaciones de Género y Estudios Culturales- Universidad de Sevilla/Espanha -     http://www.upo.es/revistas/index.php/ambigua

LITERAFRO- Portal da Literatura Afro-brasileira. Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade – NEIA/UFMG - Literafro http://www.letras.ufmg.br/literafro

REVISTA AUDEM – Asociacion Universitaria de Estudios de Mujeres (http://www.ual.es/revistas/AUDEM)

IMPRESSAS

ÁLVARES, Maria Luzia Miranda. Saias, laços & ligas: uma história de participação política e   partidária das mulheres paraenses (1910-1937). Belém/PA: Editora Paka-Tatu ( no Prelo).

ÁLVARES, Maria Luzia Miranda. “O direito do voto e a participação política: a formação da cidadania feminina na “invenção democrática In: PAIVA, Denise e BEZERRA, Heloísa D. (orgs). Mulheres, Política e Poder . Goiânia: Cânone Editorial, 2011.

ÁLVARES, Maria Luzia Miranda. Estudo sobre gênero no Pará. In: Os poderes e os saberes das mulheres: a construção do gênero / organizadoras Maria Mary Ferreira, Maria Luzia Álvares, Eunice Ferreira dos Santos. São Luís/MA: EDUFMA; Salvador: REDOR, 2001, p. 55- 84.

BRANDÃO, Ruth Silviano. Mulher ao pé da letra: a personagem feminina na literatura. 2ª. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

BRUSCHINI, M. C. A. ; RICOLDI, A. M. . Família e Trabalho: difícil conciliação para mães trabalhadoras de baixa renda. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 39, p. 93-123, 2009.

BRUSCHINI, M. C. A. (Org.) COSTA, A. O. (Org.) ; SORJ, B. (Org.) ;; HIRATA, Helena (Org.) Mercado de  Trabalho e Gênero : comparações internacionais. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

BRUSCHINI, M. C. A. ; LOMBARDI, M. R. . Trabalho, educação e rendimentos das mulheres no Brasil em anos recentes. In: HIRATA, Helena; SEGNINI, Liliana. (Org.). Organização, trabalho e gênero. São Paulo: Senac, 2008, v. , p. 42-87.

BRUSCHINI, M. C. A. ; RICOLDI, A. M. ; MERCADO, Cristiano Miglioranza.Trabalho e gênero no Brasil até 2005 : uma comparação regional. In: BRUSCHINI, Cristina; COSTA, Albertina; HIRATA, Helena; SORJ, Bila;. (Org.). Mercado de Trabalho e Gênero: comparações internacionais. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

BRUSCHINI, M. C. A. ; RICOLDI, A. M. ; MERCADO, Cristiano Miglioranza . Travail et genre dans les région du Brésil. In: HIRATA, Helena; LOMBARDI, Maria Rosa; MARUANI, Margaret. (Org.). Travail et genre : regards croisés : France Europe Amérique latine. Paris: La Découverte, 2008.

BRUSCHINI, M. C. A. . Trabalho e gênero no Brasil nos últimos dez anos. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 37, p. 537-572, 2007.

BRUSCHINI, M. C. A. . Trabalho doméstico: inatividade econômica ou trabalho não remunerado?.In: ARAÚJO, CLARA; PICANÇO, FELÍCIA; SCALON, CELI. (Org.). Novas conciliações e antigas tensões ? Gênero, família e trabalho em perspectiva comparada. BAURU, SP: EDUSC, 2007.

BRUSCHINI, M. C. A. . Trabalho doméstico: inatividade econômica ou trabalho não remunerado?. Revista Brasileira de Estudos da População, v. 23, p. 331-353, 2006.

LOPES, Margarete Fadul P. de Souza. Motivos de mulher na Amazônia: produção de escritoras acreanas no século XX. Rio Branco/AC: EDUFAC, 2006.

MANESCHY, M. C., ÁLVARES, M. L. M. Mulheres na pesca: trabalho e lutas por reconhecimento em diferentes contextos. Revista Coletiva http://www.coletiva.org/v. 1, p.1,  2010.

NOVA HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL/organizadoras Carla Bassanezi Pinsky e Joana Maria Pedro. Rio de Janeiro: Editora Contexto, 2012.

RIBEIRO, Lilian Adriane dos Santos. La voz femenina en la narrativa de Raquel de Queiroz: análisis autobiográfico. 2013. Tese (Doutorado em Literatura Espanhola) – Programa de Doctorado Mujer, Escrituras y Comunicación/ Departamento de Literaturas Integradas, Universidad de Sevilla-España.

THEBAUD, Francoise. Escrevendo a História de Mulheres e de Gênero. Oviedo/España: Editorial KRK, 2014, 401p.