Seção: Autoria Feminina na História Literária do Pará

Eunice Ferreira dos Santos

Perfis de Escritoras Paraenses (VI)

Pesquisas sobre os percursos literários de escritoras paraenses, realizadas no âmbito do GEPEM, evidenciam a existência de um potencial acervo autoral publicado em livros e periódicos, tanto em nível local quanto nacional. Acerca dessa expressiva produção, entretanto, há escassos registros na história literária do Pará—o que, de certa forma, tem dificultado estudos sobre esse legado cultural e a circulação das obras nos espaços de formação de leitores/as, sobretudo, nas instâncias universitária e escolar.

É nesta constatação que se fundamentam a finalidade e os objetivos da seção Autoria Feminina na História Literária do Pará, pretendendo ser um espaço de divulgação, interlocução e formulação de saberes sobre a singularidade dessa escritura no contexto amazônico. Nesse sentido, em cada edição do Iaras serão incluídas referências ao perfil intelectual, à poesia e à prosa ficcional  de escritoras paraenses catalogadas no Projeto Cultural Casa da Escritora Paraense(CASAEPA/GEPEM)*.

• Maria das Graças Diniz Correa

Nasceu em Santarém/PA. É poeta, Bacharel em Turismo e Doutora em Direito. Recebeu menção honrosa no VIII concurso Literário Nacional de Poesia(Brasília, 1987). É integrante da Associação Paraense de Escritores( APE) e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil(AJEB-Pará).

• Maria de Belém dos Santos Menezes

Nasceu em Belém/Pará. É contista, poeta,  professora normalista, colaboradora de jornais e redatora de programações radiofônicas. Integrou o Conselho Consultivo da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil( AJEB- Pará).

• Maria de Nazaré Barbosa de Oliveira

Nasceu em Bragança/Pará. Formou-se em Pedagogia. Possui vários   poemas publicados em Antologias literárias, pelo que foi laureada com “Palma de Prata”. É  correspondente literária do município de Breves junto á Academia Paraense de Letras(APL).

Eunice Ferreira dos Santos é pesquisadora do GEPEM e Doutora em Letras.