Seção: Autoria Feminina na História Literária do Pará

Eunice Ferreira dos Santos

Perfis de Escritoras Paraenses (III)

Pesquisas sobre os percursos literários de escritoras paraenses, realizadas no âmbito do GEPEM, evidenciam a existência de um potencial acervo autoral publicado em livros e periódicos, tanto em nível local quanto nacional. Acerca dessa expressiva produção, entretanto, há escassos registros na história literária do Pará—o que, de certa forma, tem dificultado estudos sobre esse legado cultural e a circulação das obras nos espaços de formação de leitores/as, sobretudo, nas instâncias universitária e escolar.

É nesta constatação que se fundamentam a finalidade e os objetivos da seção Autoria Feminina na História Literária do Pará, pretendendo ser um espaço de divulgação, interlocução e formulação de saberes sobre a singularidade dessa escritura no contexto amazônico. Nesse sentido, em cada edição do Iaras serão incluídas referências ao perfil intelectual, à poesia e à prosa ficcional  de  escritoras paraenses catalogadas no acervo da Casa da Escritora Paraense (CASAEPA/GEPEM)*.

Iná Pinheiro Mendes

Nasceu em Belém/PA. É poeta, contista, cronista, bacharel em Direito e licenciada em Língua Espanhola.  Publicou o livro Poesias e Contos(1993) e vários trabalhos  em jornais e revistas. Membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil(AJEB-Pará- CI-372).

Lilia Mendes Haber

Nasceu em Belém/PA.  É poeta, contista e bacharel em Direito. Possui mais de 300 trabalhos literários, ainda não publicados em livro

Lilia Silvestre Chaves

Nasceu em Belém do Pará. Desde cedo, ainda adolescente, dedicou-se à pintura, o que lhe valeu alguns prêmios, incluindo uma exposição em Paris. Graduou-se em Letras, pela Universidade Federal do Pará, onde ensina Literatura Francesa desde 1979. Em 1992, concluiu mestrado em Letras e, em 2004, o Doutorado em Literatura Comparada (UFMG). Em 2002, publicou o primeiro livro de poemas E todas as orquestras acenderam a lua (Belém: Imprensa Oficial). E em 2004, a tese Mário Faustino: uma biografia literária(SECULT-IAP-APL). Como poeta, participou de várias publicações: A poesia do Grão-Pará (Seleção de Olga Savary. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 2001), 1ª Antologia de poemas eróticos – Eros (São Paulo: Editora Poesia Diária, 1999), Antologia horizontes (São Paulo: Editora PD, 1999). Como ensaísta, organizou e apresentou o livro Espumas Flutuantes e outros poemas, de Castro Alves (São Paulo: Ática, 1997) e prefaciou, entre outros livros, a reedição de Que é Literatura? E outros escriptos, de José Veríssimo (Belém: SECULT, 1994), e as traduções de Saint-John Perse, por Benedito Nunes e Michel Riaudel (Crônica/Chronique de Saint-John Perse, Belém: CEJUP, 1992), e de Blaise Cendrars, por Sérgio Wax (Páscoa em Nova-Iorque, prosa do Transiberiano e outros poemas. Belém: UFPA, 1995).

Eunice Ferreira dos Santos é pesquisadora do GEPEM e Doutora em Letras, área de concentração Literatura Comparada.

Para acesso ao acervo literário da CASAEPA/GEPEM, contatar: (91) 3201-8215 ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.