N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Escrevendo a História de Mulheres e de Gênero

No livro Escrevendo a História de Mulheres e de Gênero, Françoise Thébaud faz uma incursão intelectual por mais de quatro décadas, abordando questões sobre as relações de gênero que  permearam as origens culturais e políticas da história das mulheres, em suas várias rotas.

Neste sentido, com base em exemplos da história contemporânea, a autora tece considerações acerca da emancipação feminina numa perspectiva de gênero complexa e globalizada e, ao mesmo tempo, discute proposições metodológicas e de leitura crítica a respeito da historiografia francesa e a de diferentes países, estimulando  os/as historiadores/as  à pesquisa e ao debate sobre o tema.

Sobre a Autora

Françoise Thébaud é professora emérita de História Contemporânea na Universidade de Avignon, na França, e pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero da Universidade de Gênova. Doutora em Letras  e especialista em História das Mulheres e Gênero, com ênfase para o que aconteceu na França e na Europa, no século XX. É também: pacifista, feminista,  socialista,  consultora do Departamento Internacional do Trabalho,  codiretora da revista “Clio, Femmes, Gênero, Histoire (fundada em 1995 sob o título de Clio, Histoire, femmes et sociétés). Foi presidente de l'Association pour le développement de l'histoire des femmes et du gênero- Mnémosyne (2001-2009).

Entre outros títulos, publicou:, La femme au temps de la guerre de 14 (1986,  reed. 2013); Quand nos grand-mères donnaient la vie; La maternité en France dans l?entre-deux-guerres (1986);  La Fabrique des filles (2010, avec Rebecca Rogers). Dirigiu ou codirigiu: Féminismes et identités nationales (1998); Le Siècle des féminismes (2004); Les mots de l?histoire des femmes (2004); La place des femmes dans l?histoire. Une histoire mixte (2010);  assim também vários números monográficos da revista  Clio, destacando  sua participação em  La Historia de las Mujeres en Occidente, como directora do volume quinto, dedicado ao século XX. Atualmente,  está pesquisando a biografia de Marguerite Thibert (1886-1982).

 

Ficha Técnica

Título original: Escribir la historia de las mujeres  y del género.

Autora: Francoise Thébaud.

Prefácio: Alain Corbin.

Tradução: Elia y Lucas Permanyer Medina.

ISBN: 978-84-8367-452-9

Editora:  KRK Ediciones(Oviedo).

Medidas: 165 x 235

Páginas: 401

Lançamento: fevereiro, 2014.

PVP: 29,95 €

Contatos/Pedidos:    Espanha( www.krkediciones.com);

fora da Espanha (www.paquetebote.com).