Seção: Autoria Feminina na História Literária do Pará

Eunice Ferreira dos Santos

Perfis de Escritoras Paraenses (III)

Pesquisas sobre os percursos literários de escritoras paraenses, realizadas no âmbito do GEPEM, evidenciam a existência de um potencial acervo autoral publicado em livros e periódicos, tanto em nível local quanto nacional. Acerca dessa expressiva produção, entretanto, há escassos registros na história literária do Pará—o que, de certa forma, tem dificultado estudos sobre esse legado cultural e a circulação das obras nos espaços de formação de leitores/as, sobretudo, nas instâncias universitária e escolar.

É nesta constatação que se fundamentam a finalidade e os objetivos da seção Autoria Feminina na História Literária do Pará, pretendendo ser um espaço de divulgação, interlocução e formulação de saberes sobre a singularidade dessa escritura no contexto amazônico. Nesse sentido, em cada edição do Iaras serão incluídas referências ao perfil intelectual, à poesia e à prosa ficcional  de  escritoras paraenses catalogadas no acervo da Casa da Escritora Paraense (CASAEPA/GEPEM)*.

• Francisca Edna de Melo Cabral

Nasceu em Belém- Pará. Formou- se em Letras pela Universidade Federal do Pará. É poeta e dramaturga, com diversificada produção de peças teatrais. Publicou os livros de poemas “Emoções” e Belém-te-vi”. Colaborou, entre outros,  nos jornais O Liberal, Diário do Pará, Suplemento Literário da Academia Paraense de Letras(APL). É membro da Associação Paraense de Escritores(APE); da Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil(AJEB-Pará); da Federação de Escritores, Autores,  Atores e Técnicos de Teatro(FEESATT-Seção Pará). Tem participado de diversos concursos artísticos, júris, festivais de música e de poesia. Coleciona expressivo número de prêmios literários.

• Heliodina Frota e Silva

Nasceu em Capanema/PA. É professora, cronista e romancista. Possui várias medalhas, comendas e diplomas de honra ao mérito. Estreou na carreira literária com o livro Despejos de Emoções(poemas-1991). Em 1993, publicou o romance Quixadá do meu Amor. Pertence á Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil( AJEB- Pará).

• Ida Carmen Said

Nasceu em Belém do Pará (1928). É Pianista e  poeta. Em 1952, estreou com o livro de poemas Túnica Inconsútil. Ainda inéditos 4 livros: dois de poemas, um de conto e o romance A Caixa.

Eunice Ferreira dos Santos é pesquisadora do GEPEM e Doutora em Letras, área de concentração Literatura Comparada.

Para acesso ao acervo literário da CASAEPA/GEPEM, contatar: (91) 3201-8215 ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ;   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.