Pioneiras do Desenvolvimento Científico no Brasil

De autoria das pesquisadoras e historiadoras Hildete Pereira de Melo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Ligia M. C. S. Rodrigues, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas ( CBPF SBPC/RJ) e publicado primeiramente pela SBPC, em 2006, o livro Pioneiras da Ciência no Brasil contém importantes registros sobre o papel, a contribuição e o pioneirismo de 19 mulheres que atuaram nas décadas de 30 e 40, em suas respectivas áreas, para evolução da ciência e da tecnologia no Brasil. Para evidenciar essa relevância científica, as pesquisadoras coletaram informações por meio de entrevistas, Curriculum Vitae e de várias publicações.

A segunda e terceira edições do livro, além da contribuição de Hildete de Melo e de Ligia Rodrigues, incluem indicações de nomes e informações de vários pesquisadores e instituições. Também foram consultados acervos do Setor de Documentação do CNPq e das associações científicas, particularmente, o arquivo da Academia Brasileira de Ciência (ABC) e da Academia Nacional de Medicina (ANM). Ambas as edições, por meio do Programa Mulher e Ciência, foram subsidiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM).

Entre os objetivos dessas reedições do livro, incluem-se: visibilizar a importância da contribuição das mulheres para determinada área de conhecimento, visto que, culturalmente, essas participações foram menos reconhecidas em função das relações de gênero; estimular a necessidade de produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no País; promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas. Neste sentido, está disponível no site do CNPq a página dedicada às Pioneiras da Ciência no Brasil.

NOTAS:

Fonte: CNPq