Seção: Autoria Feminina na História Literária do Pará

Eunice Ferreira dos Santos

Perfis de Escritoras Paraenses (II)

Pesquisas sobre os percursos literários de escritoras paraenses, realizadas no âmbito do GEPEM, evidenciam a existência de um potencial acervo autoral publicado em livros e periódicos, tanto em nível local quanto nacional. Acerca dessa expressiva produção, entretanto, há escassos registros na história literária do Pará—o que, de certa forma, tem dificultado estudos sobre esse legado cultural e a circulação das obras nos espaços de formação de leitores/as, sobretudo, nas instâncias universitária e escolar.

É nesta constatação que se fundamentam a finalidade e os objetivos da seção Autoria Feminina na História Literária do Pará, pretendendo ser um espaço de divulgação, interlocução e formulação de saberes sobre a singularidade dessa escritura no contexto amazônico. Nesse sentido, em cada edição do Iaras serão incluídas referências ao perfil intelectual, à poesia e à prosa ficcional  de  escritoras paraenses catalogadas no acervo da Casa da Escritora Paraense (CASAEPA/GEPEM)*.

Eliana Pacha de Pádua Costa

Nasceu em Belém do Pará (29 de dezembro de 1961). É pedagoga, ensaísta, poeta  e contista. Em Suplementos Culturais de jornais e revistas, tem publicado artigos, poemas e contos. Participou da antologia Gotas Poéticas (1982) e Ajebianas no Voo da Palavra (1993). Integra o grupo de fundadoras da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB/seção Pará) e a Associação Paraense de Escritores (APE).

Eliete Fabiana Souza Silva

Nasceu em Belém do Pará  (21 de março de 1948). É romancista, cronista e contista. Tem várias menções honrosas em concursos de contos. É membro da Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) e da Associação Paraense de Escritores (APE). Publicou, em 1988, O Comendador: uma história real (livro de estreia). O segundo livro - De Belém a nova Lima- é uma coletânea de crônicas.

Esther Nunes Bibas

Nasceu em 5 de junho de 1888 e morreu em 27 de outubro de 1972. Era paraense, natural da cidade de Vigia. Professora normalista, poeta e cronista. Autora de  vários livros  escolares para as cinco primeiras séries, ao nível de  compêndios de autores nacionais consagrados. Publicou poemas e crônicas em revistas da época e nos jornais, entre outros:  A Província do Pará, “Folha do Norte”e O Estado do Pará”. Em 1958, estreou em livro com a coletânea Rimas do Coração (poemas)

Eunice Ferreira dos Santos é Vice-Coordenadora do GEPEM e Doutora em Letras, área de concentração Literatura Comparada.

Para acesso ao acervo literário da CASAEPA/GEPEM, contatar: (91) 3201-8215 ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.