Informes Edição 13 - Novembro / Dezembro

A Dra. Maria Luzia Álvares coordenou o Dossiê Mulheres na Política, publicado na Revista Científica www.generoneamazonia.ufpa.br (edição n. 4, julho/dezembro/2013).

Recentemente, as professoras Ana Cristina Soares e Marineide Pereira de Almeida defenderam tese de doutorado, respectivamente: Conservação Ambiental e Participação Política Feminina: estudo em comunidades negras de Macapá;  Mulheres na Pesca: relações sociais na organização de novos espaços produtivos. Ambos os  estudos foram orientados pela Dra. Maria Cristina Maneschy e apresentados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais( PPGCS/UFPA). No âmbito do GEPEM,  Ana Cristina integra a linha de pesquisa Mulher e Participação Política; e Marineide, a linha de pesquisa Mulher, Relações de Trabalho, Meio Ambiente e Desenvolvimento.

O Núcleo de Pesquisa Fenomenológica (NUFEN), ligado à Faculdade de Psicologia, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes (GEPEM), da Faculdade de Ciências Sociais, promoveu O I Seminário sobre Saúde Sexual e Reprodutiva. Entre os  objetivos do evento, a promoção de debates sobre os processos de subjetivação e identidade de mulheres negras; e sobre a  implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). Coordenação: professora Adelma Pimentel,  coordenadora do NUFEN e vice-diretora da Faculdade de Psicologia/UFPA. Local: Auditório Setorial Básico II/UFPA- 20 a 22 /11/2013.

O Instituto de Estudos da Mulher (IUEM), da Universidade Autônoma de Madrid,  está patrocinando   a 6 ª edição/2014 do Prêmio Duran Award Angeles:  inovação no estudo científico da mulher e gênero.  Objetivos deste evento: incentivar o avanço do conhecimento feminista; estimular a criatividade lógica teórica e metodológica;  promover a qualidade da pesquisa para garantir a mudança social (Leia matéria nesta edição do Iaras/link evento).

A Faculdade de Psicologia da UFPA e o Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher NAEM/Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio do Programa de Atenção Interdisciplinar à Mulher em Situação de Dependência Afetiva e Violência Doméstica, promoveram a I Jornada de Dependência Afetiva e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O evento foi coordenado pela Dra. Silvia Canaan Stein, professora da UFPA e pesquisadora do GEPEM, e pela psicóloga Clotilde Sant’Ana. Local: Auditório do Capacit/UFPA- 10 de dezembro/2013(Leia matéria nesta edição do Iaras/link evento).

Na Seção Autoria Feminina na História Literária do Pará, assinada por Eunice Santos, pode ser visualizado o perfil literário das  escritoras paraenses Eliana Pacha de Pádua Costa, Eliete Fabiana Souza Silva e Esther Nunes Bibas.

O professor João Batista do Nascimento (UFPA/ICEN) publicou em formato online o livro Algumas Mulheres da História da Matemática: a questão de gênero em ciência e tecnologia. Para acesso ao livro, contatar: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

O  CREPOP  lançou  o livro Psicologia e a Atenção à Mulher em Situação de Violência. Esta publicação é uma referência técnica em roda de conversa, visando à atuação de psicólogas/os em programas de atenção à mulher em situação de violência. Lançamento: Auditório do CRP10 - 27/11/2013. Apoio: Conselho Federal de Psicologia e Conselhos Regionais de Psicologia.

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM/ UFPB) está realizando uma pesquisa, com o apoio do CNPq, sobre trajetórias e contribuições dos Núcleos de Estudos da Mulher e Relações de Gênero, integrantes da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero-REDOR. O objetivo dessa pesquisa é visibilizar as contribuições das mulheres ao conhecimento acadêmico e o trabalho sobre gênero que vem sendo desenvolvido na educação superior, nas regiões Norte e Nordeste. E desse modo, consolidar a expansão da rede e, consequentemente, a visibilização da relevância social dos estudos de gênero.

A Casa Brasil-África da UFPA e o Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (GEAM), sediados no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA), realizaram em novembro a programação do Mês da Consciência Negra. Uma das atividades foi o seminário O ideal e o real nas políticas de saúde para a população negra do Pará. Por meio de mesas-redondas e apresentações de grupos de trabalho, no evento foi discutida a situação das políticas de saúde da população negra do Pará e, neste sentido,  o comprometimento do estado com ações efetivas.