N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Candidaturas Femininas no Pleito Eleitoral de 2008 e 2010, no Pará

As motivações para a pesquisa Mulheres na Política: histórias de percursos e de práticas, coordenada pela Dra. Maria Luzia Álvares e aprovada pelo CNPq, situam-se no déficit em candidaturas de associadas dos movimentos de mulheres, no pleito eleitoral de 2008 e 2010, apesar de muitas serem filiadas aos partidos políticos.

Em continuação aos estudos sobre a presença feminina em cargos eletivos, a pesquisa intenciona avaliar as formas de empoderamento criadas para estimular a formação política das associadas dos movimentos de mulheres, verificando em que nível da trajetória pessoal das eleitas foram estabelecidos os vínculos e motivações para a competição eleitoral. Nesse sentido, e por meio de suas histórias de vida (classe social, geração, raça, etnia etc.), será examinado quem são as que logram filiação partidária e inclusão nas listas eleitorais  e, a partir dai, conseguem eleger-se independente de participarem do ativismo político nos movimentos sociais e/ou de mulheres em suas comunidades.

Assim, numa perspectiva interdisciplinar socioantropológica e política, a pesquisa está sendo desenvolvida desde o início de 2011, prevendo-se, entre os resultados, a formação de um banco de dados com o material coletado e a publicação da Coleção Mulheres, Política e Poder(Editora GEPEM/UFPA).