N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Apresentação Edição 3 - Março / Abril

O Jornal Iaras é uma publicação do Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” sobre Mulher e Relações de Gênero (GEPEM/UFPA). Entre 1995-1998, esse periódico circulou, num total de 12 números impressos  com periodicidade trimestral, privilegiando, por meio de noticiários, agendas, seções teórico-metodológicas etc., uma linha editorial de divulgação cultural e científica sobre mulher e gênero, numa perspectiva inter e multidisciplinar, agregando a essas discussões pesquisas e estudos desenvolvidos no âmbito do GEPEM e instituições parceiras.

Em 1999, por motivos vários, a edição do jornal foi interrompida, retornando em 2011 no formato online, disponível em www.jornaliaras.ufpa.br e com registro International Standard Serial Number (ISSN 2237-9266), mantendo as normas e pontos de vista anteriores.

Neste sentido, o Iaras n. 3 privilegiará a temática gênero e protagonismo das mulheres, contextualizada em diferentes abordagens e conteúdos sobre o Prêmio Bertha Lutz 2012 conferido a Ana Alice Alcântara Costa, pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA).