Informes Edição 11 - Julho / Agosto

A Dra. Maria Luzia Álvares, coordenadora do GEPEM, recebeu correspondência da Rede de Bibliotecas UNOESTE  expressando interesse de que a Revista Científica Gênero na Amazônia (www.generonaamazonia.ufpa.br ) integre o acervo dessa instituição.

No Seminário Infância e Adolescência: diversas narrativas, a Dra. Maria Angelica Maués, pesquisadora do Gepem, proferirá a palestra Infância: um olhar antropológico: “Vieram a mim as criancinhas”: histórias e reflexões de uma antropóloga.

De 4 a 8 de novembro/2013, no Campus da Universidade Federal do Acre(UFAC), acontecerá o VII Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e VI Colóquio internacional “As amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia”(www.simposioufca.com ou www.facebook.com/linguagens.identidades).

A Asociacion Universitaria de Estudios de Mujeres (AUDEM), até 20 de setembro próximo, recepcionará inscrições para apresentação de trabalho no II Coloquio Internacional Género e Intertextualidad. Erotismo, Sexo y Otras Prácticas Literarias. Traducción y Análisis desde el Contexto Franco-Español. O evento acontecerá na Universidad Pablo de Olavide de Sevilla/Espanha. Para  inscrições de propostas,  enviar e-mail a Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Para informações complementares, acessar: http:// Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Já disponível em http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/issue/view/1259 o  volume 15 da Revista Ártemis (janeiro-julho/2013).

A Dra. Lilian Adriane Ribeiro, pesquisadora do GEPEM/UFPA e do Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras (Universidad de Sevilla/Espanha), proferiu a palestra Rachel de Queiroz: una matriarca del sertão, no Módulo “Tierra de Mujeres” do Curso de Verano Casariche 2013 (www.casariche.es )- evento promovido pelas Universidades de Sevilla, Pablo de Olavide y Málaga/Espanha, no período 19 a 25 de agosto. Objetivos do módulo:  promover a consciência da desigualdade social no mundo onde as mulheres são donas de apenas 1% das terras; fornecer diferentes pontos de vista sobre as mulheres e a sua colocação no mundo, sem esquecer a perspectiva histórica e  os atuais problemas relacionados  a elas  e à preservação do planeta, considerando que a igualdade entre homens e mulheres e a sustentabilidade do planeta são duas das 10 metas agendadas pela  ONU.

No dias 12 e 13 de setembro próximo, acontecerá o Seminário Infância e Adolescência: diversas narrativas - realização do Programa Infância e Adolescência (PIA/UFPA) em parceria com o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ( ICSA) e a Faculdade de Serviço Social (FASS). Local: Auditório do ICED Bloco B - Setor Profissional – UFPA- Belém – PA. Contatos: (91)3201-8128; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. www.pia.ufpa.br

O projeto Literafro – Portal da Literatura Afro-brasileira (http://www.letras.ufmg.br/literafro), coordenado pelo  Dr. Eduardo de Assis Duarte e vinculado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA/UFMG), tem por objetivo  divulgar e estimular a pesquisa e a reflexão a respeito da produção literária dos brasileiros afrodescendentes.