N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Seção: Autoria Feminina na História Literária do Pará

Eunice Ferreira dos Santos

Perfis de Escritoras Paraenses

Pesquisas sobre os percursos literários de escritoras paraenses, realizadas no âmbito do GEPEM, evidenciam a existência de um potencial acervo autoral publicado em livros e periódicos, tanto em nível local quanto nacional. Acerca dessa expressiva produção, entretanto, há escassos registros na história literária do Pará—o que, de certa forma, tem dificultado estudos sobre esse legado cultural e a circulação das obras nos espaços de formação de leitores/as, sobretudo, nas instâncias universitária e escolar.

É nesta constatação que se fundamentam a finalidade e os objetivos da seção Autoria Feminina na História Literária do Pará, pretendendo ser um espaço de divulgação, interlocução e formulação de saberes sobre a singularidade dessa escritura no contexto amazônico. Nesse sentido, em cada edição do Iaras serão incluídas referências ao perfil intelectual, à poesia e à prosa ficcional  de  escritoras paraenses catalogadas no acervo da Casa da Escritora Paraense (CASAEPA/GEPEM)*.


Aldemira Assis Drago

Nasceu em Belém/PA (23 de maio/1935).  Formou-se em Letras, Odontologia, Administração, Economia e Ciências Contábeis. É professora de Marketing, poeta e contista premiada em vários concursos literários nacionais: II festival de Poesia Modernista, IV DCE/UFPA, do SESC/86; do CAL/UFPA/87; do SESI/87; do Intermunicipal de Poesia da Federação do Comercio/87; do Centro de Direito “Edson Luís”/CADEL/UFPA/88; da Fundação Rômulo Maiorana sobre o Dia das Mães/90; Concurso Nacional de Prosa, da Petrobras; o de Poemas das Faculdades Integradas de Ourinhos/SP; o I Concurso Intermunicipal de Poesia); o dos IV Jogos Florais da Academia Castro Alves de Letras/BA/89.Pertence à Associação Paraense de Escritores (APE) desde a fundação da entidade, integrando sua diretoria, com reeleição. É membro correspondente das Academias, Petropolitana de Poesia “Raul de Leoni” (RJ) e Castro Alves (BA). Embora não tenha ainda livro publicado, seus méritos de escritora são amplamente reconhecidos em inúmeras menções honrosas recebidas em concursos literários.


Ana Diniz

Nasceu em Belém/PA. É jornalista, poeta e cronista. Em 1988, publicou o primeiro livro de poemas, considerado   de  poética  densa e mesclada de sensualidade.


Andréa Azevedo

Nasceu em Belém/PA,  em 1969. É poeta, professora de Arte e Especialista em Literatura Infanto-Juvenil (PUC / MG). Tem  sido premiada em exposições e concursos literários na Universidade Federal do Pará) e no Instituto de Artes do Pará(IAP). Possui poemas publicados em jornais e antologias.

Eunice Ferreira dos Santos é Vice-Coordenadora do GEPEM e Doutora em Letras, área de concentração Literatura Comparada. Para acesso ao acervo literário da CASAEPA/GEPEM, contatar: (91) 3201-8215; 3228-3924; 8158-7129,9227-8166  ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.