Informes Edição 10 - Maio / Junho

Já está disponível a edição n. 3 da  Revista Científica Gênero na Amazônia, publicação semestral (junho e dezembro) do GEPEM/UFPA. A revista recepciona trabalhos éditos e/ou inéditos sob a forma de artigos, resenhas bibliográficas, traduções, entrevistas, dossiês temáticos e outras manifestações intelectuais de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as, objetivando fomentar debate sobre mulher e relações de gênero em diferentes enfoques teórico-metodológicos, numa perspectiva inter e multidisciplinar.

As Doutoras Maria Eulina Carvalho e Glória Rabay, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM/UFPB)),  estão  coordenando uma pesquisa, com o apoio do CNPq, sobre Trajetórias e contribuições dos Núcleos de Estudos da Mulher e Relações de Gênero Integrantes da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero-REDOR: do pessoal ao institucional. Neste sentido, objetivam visibilizar as contribuições das mulheres ao conhecimento acadêmico e o trabalho sobre gênero que vem sendo desenvolvido na educação superior nas regiões Norte e Nordeste.

A Asociacion Universitaria de Estudios de Mujeres (AUDEM) promoverá, em outubro próximo na  Universidad Pablo de Olavide de Sevilla, o II Coloquio Internacional Género e Intertextualidad. Erotismo, Sexo y Otras Prácticas Literarias. Traducción y Análisis desde el Contexto Franco-Español. Também poderão ser inscritos   estudos literários em outras línguas, desde que vinculados à temática do Congresso.

Missa em ação de graça e lançamento do livro A trajetória de Bettina Ferro e sua contribuição para a ciência e a sociedade, de autoria da bibliotecária Cristina Alencar, marcaram as comemorações do centenário de nascimento da cardiologista Bettina Ferro de Souza, patrona do hospital universitário da UFPA.

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher(NEIM/UFBA) completou, em maio próximo, 30 anos, contabilizando, ao longo desse período, profícuo compromisso com “um feminismo antirracista, anti-homofóbico e anticapitalista”.

A revista eletrônica Memorandum: memória e história em psicologia, n. 24, está disponível no site http://www.fafich.ufmg.br/memorandum. Nesta edição, entre outros, leia-se: Editorial - Psicologia e diversidade sociocultural no mundo globalizado( Miguel Mahfoud and Marina Massimi); Extra! Psicologia brasileira é notícia em 1962: breve tempo, sentidos duradouros(Helena Beatriz  Scarparo, et. al ); Promessas de vida em tempos de ameaça: mulheres, música e resistência durante a ditadura militar no Brasil (Ingrid Gianordoli-Nascimento, et al).