N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Saberes sobre Masculinidades: permanências e rupturas no século XXI

Edyr Batista Júnior, Camila Souza (UFPA) e João Silva Junior (UFRJ) coordenarão o GT Saberes sobre Masculinidades: permanências e rupturas no século XXI, aprovado para compor, em agosto próximo, as sessões do I Encontro de Iniciação Científica Norte e Nordeste de Antropologia, evento preparatório à IV Reunião Equatorial de Antropologia e à XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.

A temática visa discutir o que se tem produzido, acerca desse assunto, tanto no universo acadêmico quanto na sociedade mais ampla. No panorama dos debates, serão examinadas diversas questões acerca das relações e práticas dos homens, assim também o que contribui para demarcar o lugar que esse indivíduo ocupa nas interações intra e entre gêneros. Desse modo, considerando-se os períodos históricos, as relações de poder e o contexto das sociabilidades, nos quais os atores sociais, em situação privilegiada ou não, estão envolvidos, a intenção é conhecer quais são os ideais de masculinidades, o que cada sociedade institui como aceito e exemplo de ser “masculino,” quais as representações que divergem desse modelo, como se encontra o “novo/outro” homem na cena contemporânea e de que maneira as permanências e rupturas estão presentes nas performances masculinas na atualidade. Mediante tais questionamentos, pretende-se diversificar os olhares e debates que tomam as masculinidades como foco analítico para, assim, desconstruir modelos fixos e demonstrar as várias possibilidades de “ser” do sujeito social.

Em vista disso, entre as temáticas contempladas no GT, destacam-se: relações intra e entre gêneros; práticas corporais; representações da(s) masculinidade(s) na literatura e/ou mídia; socialização e educação; identidades; sexualidades; saúde, vulnerabilidade e prevenção.

Texto extraído de informações enviadas à editoria do Iaras por Edyr Batista de Oliveira Júnior - Doutorando em Antropologia (PPGA/UFPA), Mestre em Antropologia (PPGA/UFPA), Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais (UFPA).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5591547165482729
Blog: http://amazomanias.wordpress.com/