N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Pescadoras: subordinação de gênero e empoderamento

Segundo as pesquisadoras Maria Cristina Maneschy, Deis Siqueira e Maria Luzia Miranda Álvares, um conjunto crescente de estudos tem evidenciado as múltiplas responsabilidades de mulheres, direta e indiretamente, ligadas às lides de pesca, assim também  as relações de gênero no contexto dessa atividade produtiva. Considerando que o segmento pesqueiro ainda é reticente quanto à incorporação da perspectiva de gênero às suas políticas setoriais, as pesquisadoras avaliam que neste contexto o “processo de empoderamento das mulheres não é linear, mas complexo e contraditório”.

Neste sentido, o aprofundamento da questão compõe o artigo Pescadoras: subordinação de gênero e empoderamento, publicado na edição online da Revista Estudos Feministas (v.20, n.3), no qual  as autoras evidenciam as características gerais das atividades de mulheres na pesca em ambiências diferentes, assim também o significado de experiências organizativas que elas desenvolveram e os resultados obtidos para o setor, para elas e às comunidades onde a maioria se insere.

Complementando as análises, as autoras pontuam como o silêncio sobre a questão feminina se articula à situação de vulnerabilidade característica de grande parte das comunidades pesqueiras, em países no “norte” e no “sul”, com ênfase ao Brasil, incluindo mapeamento das organizações de mulheres na pesca, de abrangência nacional ou regional. Destacam ainda a contribuição dos movimentos de mulheres pescadoras relativamente a questionamentos sobre o status quo e inscrição em políticas de empoderamento, sobretudo espaços e direitos sociais que respeitem o protagonismo feminino e que  revitalizem os sistemas locais comunitários e gestores de recursos naturais, mediante adaptação à complexidade socioambiental.

Para consultar o artigo, acessar: Revista Estudos Feministas [online], 2012, vol.20, n.3, p. 713-737=http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0104- 026X2012000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt