N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Gepem Cria Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero

O embrião desse Laboratório remonta ao Simpósio  Gênero, História e Cotidiano: 18 anos Gepem/UFPA, realizado em novembro de 2012, e vincula-se à agenda anual do GEPEM proposta por algumas associadas.

Em sequência às atividades de comemoração do Dia Internacional da Mulher/2013, a  composição do Laboratório  prevê uma série de eventos  sobre estudos interdisciplinares relativos a questões de gênero, entre outros: cine-gênero, seminários, cursos e oficinas, coordenados por integrantes do Gepem.

Neste sentido, o Cine-Gênero será uma atividade mensal regular no Laboratório, intencionando consolidar discussões emergentes nas várias áreas do conhecimento, incluindo-se, nesta nova perspectiva, a narrativa cinematográfica como vetor de algumas imagens dissonantes no contexto da linguagem visual. Além disso, também está previsto  evento sobre a memória das mulheres revolucionárias paraenses,  a ser coordenado pela pesquisadora Eneida Guimarães.

Os Seminários constarão de reuniões mensais de estudo e discussão conjunta de um texto indicado pelo/a mediador/a e previamente lido pelos/as participantes, referente a Gênero e temáticas correlatas, entre outras: Família, Geração, Infâncias, Juventudes, Envelhecimento, Casamento, Sexualidade, Diversidade, Politicas Públicas, Metodologias, Literatura, Violência Doméstica e Identidade de Gênero. Os textos a serem discutidos, mediante breve apresentação de um participante em cada sessão, deverão contemplar o debate atualizado das questões, com trabalhos e publicações resultantes de estudos já concluídos ou em andamento.

Contatos: GEPEM - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. – Fone: (91)3201-8215