Pesquisadora do Gepem Defende Tese sobre Raquel de Queiroz

A pesquisadora do GEPEM Lilian Adriane dos Santos Ribeiro defendeu, na Universidad de Sevilla, tese doutoral sobre a escritora brasileira Raquel de Queiroz.

Vinculado ao Programa de Doutorado Mujer, Escrituras y Comunicación, do Departamento de Literaturas Integradas da Universidad de Sevilla-Espanha, o estudo foi orientado pela Dra. Mercedes Arriaga (Faculdad de Filologia /Universidad de Sevilla) e coorientado pela Dra. Maria Rosal (Faculdad de Ciencias de la Educación/ Dpto. de Ciencias del Lenguaje / Universidad de Córdoba/Espanha).

Em La Voz Femenina en la Narrativa de Raquel de Queiroz: análisis autobiográfico, Lilian Adriane, mediante análise do conteúdo e do discurso de  O Quinze (1930) e Caminho de Pedras (1937), mostra como a escritora, mesclando a ambientação ficcional com o contexto sociopolítico-cultural de recepção crítica das obras, traduz a própria condição feminina por meio da ficção romanesca e das ações das protagonistas da trama.

A tese foi avaliada, por unanimidade, com grau excelente e recomendada para publicação por Dolores Almazon (Universidad de Sevilla); Milagros Clavijo(Universidad de Salamanca); Fausto Diaz Padilha (Universidad de Oviedo), Antonio Chamorro e Antonio Carvajal Milena( Universidad de Granada).

Lilian Adriane dos Santos  Ribeiro é Licenciada en Filología Portuguesa con Mención en Español UNAMA/Universidade da Amazônia -Brasil); Master en Linguística aplicada a la Enseñanza de Español como Lengua Extranjera (Universidad de Salamanca-España); Doctora  en Literatura Española( Programa de Doctorado Mujer, Escrituras y Comunicación/Departamento de Literaturas Integradas de la Universidad de Sevilla-España);Pesquisadora do GEPEM /UFPA( Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” sobre Mulher e Relações de Gênero). E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.