Seção: Autoria Feminina na História Literária do Pará

Eunice Ferreira dos Santos

Escritoras Paraenses: perfil de vida e obra

Pesquisas sobre os percursos literários de escritoras paraenses, realizadas no âmbito do GEPEM, evidenciam a existência de um potencial acervo autoral publicado em livros e periódicos, tanto em nível local quanto nacional. Acerca dessa expressiva produção, entretanto, há escassos registros na história literária do Pará—o que, de certa forma, tem dificultado estudos sobre esse legado cultural e a circulação das obras nos espaços de formação de leitores/as, sobretudo, nas instâncias universitária e escolar.

É nesta constatação que se fundamentam a finalidade e os objetivos da seção Autoria Feminina na História Literária do Pará, pretendendo ser um espaço de divulgação, interlocução e formulação de saberes sobre a singularidade dessa escritura no contexto amazônico. Nesse sentido, em cada edição do Iaras serão incluídas referências ao perfil intelectual, à poesia e à prosa ficcional  de três escritoras, dentre as catalogadas no acervo da CASAEPA/GEPEM*.

• Zinalda Silva Castelo Branco`

Nasceu em Belém do Pará. É professora, contista e poeta. Tem sido premiada em vários concursos literários, inclusive pela Academia  Paraense de Letras(APL). É integrante da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil e fundadora da AJEB-PA e da União Brasileira de Trovadores (Seção- Pará). Participou das Antologias “Poetas Paraenses”, “Trovadores do Brasil”, “Escritores do Brasil” e várias coletâneas estaduais.

• Iná Pinheiro Mendes

Nasceu em Belém do Pará. É cronista, poeta, contista, bacharel em Ciências Jurídicas e licenciada em Língua Espanhola. Possui vários trabalhos publicados nos jornais “O Liberal e “A Província do Pará”. Faz parte da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB).

• Jacqueline de Souza Darwich

Nasceu em Belém do Pará. É médica e poeta. Participou do Brasil Literário/84, com o poema Dúvida, pela Crisalis Editora. Participou da noite de autógrafo da I Feira do Livro do Escritor Paraense, com Imagens. Recebeu prêmio de  Publicação no V Concurso de Poesia Raimundo Correa, com o poema Universo em Conjunto, integrando o livro Poetas Brasileiros de Hoje (1986). Participou da III Antologia de Poetas Paraenses, com os poemas Loucura e Matemática, em promoção da Shogun (Rio). No concurso de poesia e monografia “Ver-o-Peso-300 Anos”, foi contemplada com menção honrosa, sendo o trabalho inserido no Caderno de Cultura, editado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Belém, outubro de 1988. Obteve menção honrosa da presidência nacional da Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil (AJEB), seção do Pará, e diploma da coordenadoria dessa entidade, da qual  é associada. É membro da Associação Paraense de Escritores (APE).Publicou dois livros de poesia: Imagens (Falangola Editora), com lançamento no Teatro da Paz, em outubro de 1983, e O Anjo Nu (Cultura CEJUP/Edições Alumbramento), lançado no Centur, em outubro do mesmo ano.

Eunice Ferreira dos Santos é Vice-Coordenadora do GEPEM e Doutora em Letras, área de concentração Literatura Comparada.

Para acesso ao acervo literário da CASAEPA/GEPEM, contatar: (91) 3201-8215; 3228-3924; 8158-7129,9227-8166  ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.