História e Educação Afro-Brasileira e Indígena na Amazônia

O Campus Universitário do Tocantins(Cametá/PA)  sediou o I Seminário de História e Educação Afro-Brasileira e Indígena, evento integrado à IV Semana da Consciência Negra: cultura, identidade e trabalho. Ambos os eventos tiveram caráter interdisciplinar e de extensão acadêmica privilegiando abordagens sobre o processo histórico-social da população negro-africana e da cultura afro-brasileira, assim também a história indígena na Amazônia, com foco na Lei 11645/2008. Neste sentido, objetivando influenciar positivamente, no espaço acadêmico e na comunidade, discussões sobre as questões étnico-raciais, as atividades envolveram  debates entre professores/as e estudantes da educação básica, pesquisadores/as em geral, etnias indígenas, grupos de cultura e Associações de Remanescentes de Quilombolas da região. Para isso, a programação incluiu, entre outros: mostras de filmes, palestras, oficinas e grupos de trabalho abertos ao público, minicursos, atividades culturais e homenagens a mestre João Procópio ( in memória)-Vila de Juabá(Cametá); Grupos de Banguê da região do Tocantins; Comunidade Indígena Assurini do Trocará(Tucuruí/PA); Comunidade Indígena Anambé( Moju/PA).

Na organização dos referidos eventos, os/as professores/as: Benedita Celeste Pinto, Carlos Esteves, Doriedson Rodrigues, Gilmar Silva, Luiz Augusto Leal, Crisna Talita Sousa, Crisley Maria Marques, Maria Gorete Procópio e Suzana de Souza.