N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Programa L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência anuncia ganhadoras

Agência FAPESP

 

A L’Oréal, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) anunciaram as ganhadoras da sétima edição brasileira do Programa L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência. Nesta edição, o programa dará prioridade a estudos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, em suas vertentes econômica, ambiental e social.

O tema remete aos debates ocorridos este ano na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (RIO+20). O objetivo da premiação é incentivar a presença da mulher na fronteira do conhecimento e garantir visibilidade ao trabalho das pesquisadoras, além de oferecer condições favoráveis para a continuidade de projetos por meio do auxílio financeiro. Cada ganhadora receberá bolsa-auxílio no valor equivalente a US$ 20 mil. Lançado em 2006, o programa já beneficiou dezenas de jovens cientistas no Brasil, distribuindo mais de R$ 1 milhão em bolsas-auxílio.

As ganhadoras da edição de 2012 do prêmio são: Carolina Cavalieri Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais), Gislaine Zilli Réus (Universidade Estadual de Santa Cruz), Karin Soares Gonçalves Cunha (Universidade Federal Fluminense), Katiúscia Nadyne Cassemiro (Universidade Federal de Pernambuco, UFPE), Márcia Foster Mesko (Universidade Federal de Pelotas), Paula Murgel Veloso (UFF) e Roselia Maria Spanevello (UFF).

Cassemiro, professora adjunta da UFPE desde outubro de 2011, foi bolsista de pós-doutorado, doutorado direto e iniciação científica da FAPESP, todos no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Murgel Veloso, professora adjunta do Departamento de Análise da UFF, fez pós-doutorado no Instituto de Matemática e Estatística da USP também com Bolsa da FAPESP.

Mais informações sobre o prêmio: http://loreal.abc.org.br/laureadas2012.asp

Noticia extraída do site Agencia Fapesp Noticias, enviada a editoria do Jornal Iaras pelo professor João Batista Nascimento (Faculdade de Matemática/UFPA).