N. 19 – Belém/PA - Novembro/Dezembro - 2014

Lançado o livro Nova História das Mulheres

Afinal, o que querem as mulheres? O que já conquistaram ao longo do século XX e início do século XXI? Que caminhos deverão seguir daqui para frente? Essas são algumas das questões que as autoras – especialistas em diferentes áreas do conhecimento – respondem neste livro. Organizado pelas historiadoras Joana Maria Pedro e Carla Pinsky, Nova História das Mulheres no Brasil traz vinte e um capítulos, escritos por mulheres de diversos estados do Brasil, abordando o universo feminino através de temas como trabalho, família, educação, imigração, violência, direito, entre outros.

Assuntos ainda hoje pouco estudados – como mulheres negras, indígenas, idosas – sāo impulsionados por conjunturas favoráveis e inéditas. Partindo de questões dos séculos XX e XXI, esta obra recorre, em alguns capítulos, ao XIX, para colocar os temas mais recentes em uma perspectiva histórica. Assim, as autoras desta obra enfrentaram, com sucesso, a difícil tarefa de compor, em conjunto, um panorama inédito e instigante sobre a história das mulheres no Brasil.

Trata-se de uma obra abrangente e atualizada sobre o assunto, destinada, além de tudo, a homens e mulheres que acreditam que compreender as relações sociais por meio da História contribui para melhorar o entendimento entre as pessoas.

Nova História das Mulheres é uma publicação da editora Contexto e foi lançada no final do mês de agosto.

Organizadoras:

Carla Bassanezi Pinsky é historiadora, mestre em História Social pela USP, e doutora em Ciências Sociais - área de Família e Gênero, pela Unicamp. É autora e coautora de várias obras, entre elas Virando as páginas, revendo as mulheres, História das mulheres no Brasil e História da cidadania

Joana Maria Pedro é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Fez mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde é professora do Departamento de História.

Texto publicado no site da Editora Contexto.